“fé encarnada na justiça, descanso como dignidade, trabalho como vocação"
“Comerás do fruto do teu trabalho;
serás feliz e tudo te irá bem.”
(Salmo 128:2)
O 1º de Maio é resistência. Não é feriado qualquer, mas memória acesa das lutas operárias que incendiaram o mundo no século XIX — como a greve de Chicago, em 1886, quando gente comum ousou exigir uma jornada justa. É brasão de uma história feita com os ombros de quem sustenta a vida. Para quem crê com os pés no chão, como nós, gente Episcopal Anglicana, celebrar esse dia é afirmar: o trabalho é dom, mas nunca foi prisão.
Páscoa 2025, 40 anos de ordenação feminina e o testemunho Pascal da IEAB
Por Revda. Tais
A Ressurreição acontece
onde a vida vence a morte!
Neste ano, estamos completando 40 anos desde que a primeira mulher foi ordenada na nossa Igreja. Hoje temos aproximadamente 40 mulheres presbíteras atuando em nossas Dioceses, fora aquelas que já faleceram. Temos três Bispas Diocesanas, das quais, uma é primaz da nossa Província e das Províncias das Américas.
Associação Anglicana de Educação do Brasil
Faculdade Egmont Krischke
Chamada Pública Simplificada N.º 001/2025
Seleção de Docentes Conteudistas para Elaboração de Componentes Curriculares do Curso de Teologia à Distância da Faculdade Egmont Krischke.
A Associação Anglicana de Educação do Brasil, mantenedora da Faculdade Egmont Krischke, torna público a presente Chamada Pública Simplificada, que ficará disponível no link: https://lnk.bio/cursoteologia, para seleção de Docentes Conteudistas para elaboração de componentes curriculares para o Curso de Teologia à distância, em conformidade com os princípios da boa gestão, com vistas ao atendimento do que consta na legislação pertinente e nos regulamentos internos desta Instituição.
Acesse o link, participe e venha fazer parte do Curso de Teologia à Distância da Faculdade Egmont Krischke
Revdo. Adriano Portela dos Santos
Desde 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), realiza-se em diversas partes do mundo a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vai de dia 25 de novembro a 10 de dezembro. Inicia-se em 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher, no qual, desde 1981, as feministas latino-americanas fazem memória da morte das irmãs Mirabal, ativistas políticas, assassinadas na ditadura dominicana de Rafael Leónidas Trujillo. Encerra-se em 10 de dezembro, que é o Dia dos Direitos Humanos, cuja Declaração Universal foi promulgada nessa mesma data em 1948, pela ONU.
No Brasil, a Campanha dos 16 dias de ativismo estendeu-se para 21 dias de ativismo, dado que aproveita-se o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), para ressaltar a face racista da violência cometida contra as mulheres em nosso país, uma vez que as mulheres negras, pelas estatísticas, estão mais expostas e são mais submetidas à violência que as demais mulheres brasileiras.
Toda a campanha é maravilhosa, mas estou aqui para falar de um dia específico da campanha, que é o dia 06 de dezembro, dia dedicado ao engajamento dos homens no combate à violência contra as mulheres. Em 06 de dezembro de 1989, Marc Lepine (25 anos) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal (Canadá), ordenou que os homens (cerca de 48) se retirasse, assassinou 14 mulheres com tiros à queima roupa, e depois se suicidou.
O texto em questão, “Mr. Hooker’s answer to the supplication that Mr. Travers made to the Council”, faz parte de uma série de textos conhecidos como “A disputa do Templo”. Ela não é uma Opus Magnum, nem possui o desenvolvimento significativo ou maduro do pensamento de Richard Hooker. Sua importância está no que Keble (1888, p. 11, tradução nossa) comenta:
Se as obras de Hooker fossem organizadas a partir de sua composição (um curso que é preferível a qualquer outro, pois ofereceria a visão completa do progresso da própria mente do autor e quaisquer modificações pelas quais suas opiniões teriam se sujeitado) os Sermões a respeito às controvérsias com Travers, 1585-1586, seriam naturalmente os primeiros. Pois essa controvérsia não apenas precedeu as Laws of Ecclesiastical Polity no tempo, mas atualmente deu a primeira ideia e impulso da grande obra.
- Gostou? Então baixe o arquivo em pdf e faça sua leitura na íntegra.
O mundo pastoral de hoje é complexo e desafiador, principalmente quando lidamos com uma pluralidade de "visões de mundo". Para nos ajudar a situar dentro desse diálogo plural, convidamos para discutirmos os fundamentos das ideias e teorias que sustentam nosso modo de ser e pensar com o Curso, Pensamento Latino-Americano.
OBJETIVO:
Recuperar em grande medida as categorias, as motivações e as exigências de se pensar a partir do contexto latino-americano.